1º Passeio TT BPI / Pelos Altos e profundezas da Serra do Marão (Leitão Trophy)

24 de Outubro de 1998

 

Fotos

 

Uma iniciativa do jovem clube "Os amigos da Serra", que ocorreu no dia 24 de Outubro de 1998. Sábado, tendo sido dada a partida cerca das 7h30mn da manhã em Ermesinde.

 

Participaram 15 pessoas, a maioria colegas e amigos do ex-BBI, distribuídas pelas seguintes viaturas - Toyota Land Cruiser BJ73 (T.C. e João Paulo), Land Cruiser BJ40 (Garrido Monção e seu vizinho), Land Rover 109 (Rui Rocha e sua esposa Paula) , Land Rover Discovery ( Alexandra, Isabel Cristina, Carlos Martins, sua esposa e filho), Suzuky Vitara (Miranda Cardoso e sus esposa) e Range Rover Tdi ( Manuel Amaral e sua esposa).

Muito apreciada foi também a inscrição de dois leitões assados que por motivos óbvios não chegaram ao fim da dura prova, tendo assumido respectivas desistências por volta da hora de almoço.

 

O road-book começa no alto da Serra do Marão, junto da pousada de S. Gonçalo e acaba na Sra. Da Serra (não cumprido por esta ordem), que é um ponto muito elevado de onde se podem desfrutar vistas maravilhosas. Neste percurso, é bem visível ( não havendo muito nevoeiro…), o isolamento em que vivem algumas das comunidades espalhadas por esta Serra. No seu total, são 79,660 Km quase sempre fora de estrada.

 

Os grandes lemas deste passeio, eram à partida : o contacto com a natureza (tendo havido quem levasse demasiado à risca este item, tendo pisado aquilo que não devia…); a beleza natural da Serra do Marão ( que fica para a próxima, pois estava um nevoeiro que não se via nada…); o prazer da condução fora de estrada ( que a partir da hora de almoço ficou bastante prejudicado pois os estradões pareceram estreitar significativamente; o convívio ( que teve como momento forte a hora de almoço decorrendo num dos altos da Serra do Marão, junto a um posto de observação florestal, onde a coisa começou a descambar…, momento em que se assinalou também a desistência dos dois leitõezinhos que se tinham inscrito de última hora); e por fim a gastronomia ( que não a local, pois por onde andamos não havia por lá nada nem ninguém; teve como momentos de maior importância a hora de almoço e o óptimo Jantar no Restaurante "Pita Arisca", momento em que se "inscreveram" mais uns cabrititos no evento).

 

O passeio decorreu em grande harmonia e respeito pela natureza, havendo apenas a lamentar o facto de o co-piloto da viatura líder ter pisado algo que não devia o que provocou alguma desconcentração na liderança do passeio, bem como a expulsão de uma bota que completou a road-book fora da viatura).

 

A organização assinala também como momento negativo, aquele em que uma concorrente fica sem gasóleo a meio do percurso, numa fase em a viatura se encontrava em posição de delicada inclinação, originando assim o escorregamento da viatura para o Rio Olo, facto que mobilizou todos os participantes para resgatar a respectiva viatura ( ver fotografia no cimo à direita; este episódio não aconteceu com tanta emoção …).

 

Apesar das condições climatéricas não terem sido as mais favoráveis, a organização, tal como opinião geral, considera que esta iniciativa foi um êxito.

Serviu o seu principal intuito de juntar alguns colegas que por ocasião das presentes circunstancias se afastaram, cultivando assim os laços de amizade que farão com que sejam para sempre BONS AMIGOS …….

 

A todos os que participaram : OBRIGADO