Caminhos de Santiago - Porto Fatima em 2011

Mais um desafio de 270 Km TT em AUTONOMIA TOTAL

 

Fotos Forum

 

 

 

Organização:

Clube Amigos da Serra

 

 

Objectivo:

Seguir a "track" GPS desta cada vez mais falada rota com os tradicionais objectivos de : conhecer, fazer um pouco de exercício, convívio, contacto com a natureza... em regime de AUTONOMIA TOTAL

 

Participantes:

Tim Hardrock, Valdemar Agonia e Adriano Coutinho

 

 

Resumo do evento:

 

De forma a não complicar a agenda dos participantes, visto ser possivel, resolvemos fazer o percurso em dois dias. Se me perguntarem o que acho na óptica da minha postura aos dias de hoje na modalidade, em autonomia total o ideal seria 3 dias, mas enfim... o optimo é inimigo do bom e lá fomos nós.

 

Sendo um evento de autonomia total, lançamos recurso aos nossos habituais companheirtos de aventura, o atrelado Extrawheel.

No meu caso, uma vez que troquei recentemente o meu Classic pelo Voyager corria riscos de não o ter disponivel para o dia da partida e assim foi; o atrelado chegou atempadamente mas os sacos escolhidos não (chegaram na segunda-feira seguinte, que raiva...). Assim voltei aos velhos tempos de mochila com 10Kg às costas, opção que não deixa saudades nehumas; mas não tive outra hipótese.

 

Assim se formou a equipe com Tim Hardrock em opção mochila às costas, Valdemar Agonia e Adriano Coutinho com atrelados Extrawheel Classic.

Sabíamos que com o preço da autonomia total, peso a reboque, a progressão seria mais lenta dificultando o objectivo dos dois dias; por outro lado, curioso para esta altura do ano fomos acompanhados por dias de Sol aberto com temperaturas rondando os 30 graus; tendo ainda em conta que a rota é do tipo "quebra-pernas" a coisa não foi facil.

Todas estas circunstancias aumentaram o nível de dificuldade do evento, o o que por sua vez, o tornou ainda mais interessante; o verdadeiro desafio é gerir os limites físicos e psicológicosdo corpo de forma a não quebrar face aos objectivos traçados à partida procedendo às adaptações necessarias face às variantes que encontramos; LINDO!

1ª Etape: V.N. Gaia - Penela (170 Km)

Saímos de V.N. de Gaia por volta das 7h00 (30 mn de atraso) da manhã em direcção às praias de forma a logo de início seguir a "track" Gps de que dispunhamos; assim a partir de Valadares não mais largamos a mesma de forma a cumprir os objectivos inicialmente traçados.

Logo a partir de Espinho começou o "quebra-pernas" que não mais pararia até ao final. Embora não haja ascensões muito elevadas a sinusoide repete-se vezes sem conta obrigando a gerir bem a carga de forma a não esgotar os musculos.

Conforme já referido o calor intenso obrigou-nos a ter cuidado especial com a hidratação  e gestão energética. Já diz "o outro": Hidrate or Die!

Apenas por volta das 23h30 chegamos ao Parque de campismo de Penela onde brindamos o corpo com "luxos" que há muito reclamava; assim depois de um prolongado chuveiro, um bom jantar à base de massa e atum recolhemo-nos para descansar. o dia seguinte, segundo o grafico que já conhecíamos prometia mais um grande desafio para as pernas...

 

2ª Etape: Penela - Fatima (100 Km)

Depois de uma revigorante noite tranquila, passamos pelo centro de Penela para tomar o pequeno almoço. Como não somos madrugadores, apenas por volta das 10h00 estavamos de novo de encontro à "track" que nos levaria ao destino.

Uma vez mais tivemos connosco o fiel companheiro, o Sol, que desde cedo "apertou connosco"como que avisando: "meus meninos comam e bebam senão espera-vos o fracasso!". Logo à saída de Penela começamos a enfrentar as primeiras subidas situação que mais uma vez... foi uma constante até Fátima.

Se a intenção é criar uma alternativa à E.N. de forma a desviar os peregrinos para rota mais segura, garantia haverá que por ali não irão de certeza. Tendo alguma experiencia de Caminhos de Santiago em Espanha, noto que embora haja por vezes grandes ascensões, há igual preocupação de por vezes conduzir a rota pelos vales de forma a suavizar a altimetria acumulada; aqui em Portugal parece ser ao contrario, cumprindo estes Caminhos, fico com a ideia de que ascender aos topos parece ser a intenção; por mim tudo bem... até gosto, mas não é alternativa para peregrinação seguramente.

Depois de  de mais um dia de luta, por volta das 21h30 chegamos a Fátima onde fomos brindados com um espectáculo digno de se ver, que até então não tinha presenciado; decorria uma missa em pleno espaço do Santuário, quase vazio, em que que inúmeras velas quebravam a escuridão da noite constituindo assim um panorama absolutamente belo. Espectacular!

Entretanto o João Paulo, mais um elemento da "CAS Team Extrawheel" já estava a postos para o resgate final; procedemos às tradicionais formalidades finais tais como algumas fotos e lá regressamos com o sentimento de que que superamos mais um desafio que nos propusemos vencer a todo o custo e... não foi fácil!

Sem dúvida um evento que nunca será esquecido!

 

 

 

Nível geral de dificuldade CAS:

Da forma como foi feito (2 dias, autonomia total e muito calor):

Físico–4 (difícil) e técnico–3 (medio).

 

 

 

 

Alguma estatística da realidade (dados GPS):

 

 

Conclusões:

 

Evento rico em acontecimentos, situações e inúmeras historias que ficarão para sempre em nossas memorias!

A opção Extrawheel mais uma vez revelou-se uma excelente opção para o regime "autonomia total";

 

 

Agradecimentos especiais:

Ao João Paulo que nos resgatou, uma vez mais, do nosso destino, à Camara Municipal de Penela e aos meus companheiros de viagem que se portaram à altura de algo bastante extremo

 

 

Até sempre!!!

 

T.C. – Presidente do Clube Amigos da Serra