TransPortugal CAS DOURO 2015 em bicicleta em 2015-06-10 a 12

Participantes:

Fernando Rui e Manuel Cruz

Objetivos e nota prévia:

Percorrer a track propositadamente traçada desde Miranda do Douro até ao Porto num percurso misto (dentro e fora de estrada) acompanhando o Rio Douro desde Miranda do Doutro até ao Porto.

Resumo da etapa 1 (20150610) : Miranda do Douro – Vilvestre

Começamos a pedalar cedo pela manhã, estava fresco o que favoreceu o ataque às primeiras subidas.

Seguimos rumo a Sul pelo lado Espanhol. Seguimos por trajetos comuns à famosa GR44.

O percurso é de elevado interesse paisagístico.

Conforme esperado, comer bem em Espanha não é nada fácil e por ali, região pouco populosa ainda menos.

Contanto com isso, tracei uma estratégia nutricional adequada que se revelou importante.

Chegados a Vilvestre o Albergue onde tínhamos planeado pernoitar estava fechado pois quem o gere estava para fora e não deixou a chave a ninguém... Assim tivemos que procurar alojamento numa casa de Turismo rural. Conforme esperado não jantamos nada de especial...

Resumo da etapa 2 (20150611) : Vilvestre - Vila Nova de Foz Coa

Novamente cedo fizemo-nos ao caminho, estava tudo no GPS pelo que não havia que enganar.

Esperava-nos, de novo, um percurso muito bonito, tranquilo e forte em termos de variação de altimetria.

Fizemos assim toda a parte do Parque Natural do Douro Internacional e passamos para o lado Português na Barragem de Saucelle.

Espanha para trás... a gastronomia logo se compôs... Almoçamos muito bem em Barca D' Alva.

Nesta etapa comemos muitas cerejas!

Ao final do dia dormimos na Pousada Juventude em Vila Nova de Foz Coa, onde cozinhamos o nosso jantar. Pelo que pareceu estava praticamente por nossa conta.

Resumo da etapa 3 (20150612) : Vila Nova de Foz Coa - Alijó

Nota etapa de luta nos esperava, no Douro ora se sobe ora se desce, não se sai muito disso. Não tardou muito almoçamos num restaurante na beira da estrada um fantástico ensopado de borrego, que regado convenientemente, possibilitou uma progressão bem aprovisionada de energia.

O tempo melhorara mas as previsões meteorológicas prometiam mudar radicalmente.

Ao final do dia lá chegamos ao Pinhão onde nos esperava uma forte subida com cerca de 15 Km até Alijó, onde nos recolhemos, de novo,  na Pousada da juventude. Lá cozinhamos o nosso jantar.

De novo consultamos a tendência meteorológica, que se traduzia numa forte viragem para abaixamento de temperatura e chuva. Quem diria, até porque não estava mau... A viragem desfavorável da meteorologia, realmente constatou-se e decidimos finalizar precocemente o projeto. Logo pela manhã fizemos ligação ao Porto de camionete.

Perfil Altimetria (5364 mts D+, 5409 mts D-):

Nível geral de dificuldade CAS):
Físico –4 (difícil) e técnico–3 (medio).

Conclusões:
Evento com progressão por via de track GPS arquitetada para o efeito.

Levei o meu atrelado Extrawheel com menos carga que o normal pois fomos em regime de semi-autonomia.

Foram 3 dias que constituíram um passeio de elevado interesse paisagístico.

Boa preparação física foi fundamental para vencer as constantes variações abruptas de altimetria.

Pernoitar nas Pousadas da juventude sempre que possível revelou-se uma excelente opção. Não houve qualquer incidente digno de registo.

A desfavorável viragem da meteorologia motivou o fim precoce desta aventura que nos traria em bicicleta até ao Porto.

Sendo que hoje em dia pedalo por prazer, frio, chuva e vento anulam completamente a situação.