Cicloturismo BTT de Vila Nova de Gaia a Caldas da Rainha junto à costa em 20180810, 11 e 12

Fotos do evento

Photoslideshow

By Clube Amigos da Serra

Video1

By Valdemar Agonia

Video2

By Valdemar Agonia

 

 Video3

By Valdemar Agonia

Video4

By Valdemar

Agonia

 


Organização:
Clube Amigos da Serra 
 

Objectivos e nota prévia:
Percorrer uma rota previamente projectada em "track GPS" , para três dias rumo a Sul, de elevado interesse paisagístico, junto à costa tanto quanto possivel, passando por estradas secundarias e caminhos "fora de estrada".

 

As nossas etapes:

Etape 1 - Vila Nova de Gaia - Mira

Partimos pelas 7h00 da manhã a fim de que fosse possivel usufruir de uma passagem lenta pela Ria de Aveiro, fase em que a track foi projectada a fim de maximizar a respectiva proximidade. Tal plano resultou em pleno, e conseguimos progredir fora de estrada desde "Os Ameirinhos" até à entrada de Cacia, passando por inúmeros recantos de elevada beleza natural da Ria de Aveiro.

Ao final da tarde chegávamos a Mira onde pernoitamos num bungalow previamente reservado.

 

Etape 2 - Mira - Pedrogão

Uma etape onde, em grande parte, o verde deu lugar ao negro fruto da tragédia dos incendios do ano passado... Uma coisa é ver na televisão, outra é penetrar nessas zonas e vivenciar o efeito desvastador das chamas...

Também inesquecivel o estado deploravel da estrada florestal que liga Mira a Quiaios (há muitos anos).

Na Figueira da Foz não resistimos mais ao apelo do mar e... mergulhamos.

Nesta fase a Ana foi alvo de um furo à chegada à Gala e mais para o final da tarde a roda do Extrawheel do Julio foi alvo de situação pouco vulgar. Conclusão apenas tirada à noite, com calma, já no hotel, com atenção redobrada, uma pequeníssima lamina de vidro alojou-se no seio da na borracha do pneu de tal forma que não se via de forma evidente pelo exterior e não se sentia pelo interior. Algures no meio da borracha, esporadicamente, assim que alguma pressão pontual se exercia naquele local, o pequeníssimo vidro picava a camara provocando o vazamento. Não acontece todos os dias, principalmente ao final de mais uma cansativa etape... desta forma as três camaras de reserva foram utilizadas... e à noite o serão foi a colar furos pois então.

As dificuldades fazem parte integrante de um desafio e são para vencer, como tal, um balanço muito positivo para mais esta etape!

 

 

 

Etape 3 - Pedrogão - Caldas da Rainha

Já assombrados pela melancolia do anunciado retorno, cumprimos esta etape que claro está, teve momentos muito agradáveis.

O clima encobriu mas manteve-se agradavel para a pratica de cicloturismo.

Momento alto, a passagem pelo alto da Nazaré onde o miradouro convida a visita prolongada. Assim fizemos, por lá almoçamos e ainda houve tempo para trocar, de novo, a camara do Extrawheel que acusava a má qualidade da cola... Os furos pararam por aqui.

Mais à frente também o miradouro de São Martinho do Porto nos fez quase esquecer que tínhamos uma camionete à espera em Caldas da Rainha. Muito bonito mesmo.

Ao final do dia, regresso a casa marcado com a confusão tipica inerente a colocar as bicicletas e respectivos atrelados dentro de uma camionete de passageiros. Viemos com a Rede Nacional de Expressos com ligações Caldas da Rainha-Coimbra e Coimbra-Porto. Resta dizer que a ultima ligação não foi possivel para as bicicletas e atrelados... não havia espaço de bagagem. A camionete vinha "à pinha" e mal couberam os sacos... Foi-nos oferecida a hipótese de despachar o material em falta no dia seguinte logo pela manhã, no entanto optamos por efectuar o respectivo resgate à nossa responsabilidade.

 

 

 

Acerca do clima:

Temperaturas típicas de Verão com os dois primeiros dias de céu limpo e o ultimo encoberto.

 


Participantes:
Fernando Rui, Valdemar Agonia
, Julio Canedo e Ana Ramos


Conclusões:

Uma rota muito agradavel de se fazer, dado que é caracterizada por passagens de elevada beleza natural das quais se destacam: Ria de Aveiro, Quiaios, Figueira da Foz, Nazaré e São Martinho do Porto. O clima típico de Verão convidou constantemente a "idas a banhos". Por ter acontecido em Agosto foram tomadas medidas adequadas no que respeita à reserva de alojamento o que se veio a revelar uma mais valia.

Assim em poucas palavras foi excelente, principalmente por ter conseguido ao meu lado, um igualmente excelente pequeno grupo de amigos.


 

Agradecimentos especiais:

A Carla Ramos, irmã da Ana Ramos, que disponibilizou carrinha que permitiu resgatar as bicicletas e atrelados em Coimbra.

 


 
Nível geral de dificuldade CAS):
Físico –2 (facil) e técnico–1 (muito facil).
(dadas as condições de calor)
 
 

 
 
                                                                                                                    Até sempre!
 
                                                                                            T.C. – Presidente do Clube Amigos da Serra