Indo... indo... até Fátima em  2009-09-26

Mais um desafio de 210 Km em bicicleta de estrada

 

Fotos

 

 

 

Organização:

Jclube Amigos da Serras

 

 

Participantes:

Tim Hardrock

 

Resumo do dia e alguma historia em torno do evento:

Na verdade tudo começou no dia anterior à viagem; passando na loja do costume tive conhecimento que um grupo de "Gaiabikers" estavam preparando para o dia seguinte um "raid" a Fátima; em dias anteriores  tive contactos com o João Nunes que encabeçando um outro grupo... também iam a Fátima; azar dos azares, sendo uma viagem que realmente gosto de fazer, tive que renunciar ao facto de alinhar com qualquer dos grupos pois tinha uma agenda muito completa mais para o final do dia. Um pouco frustrado com a ideia de não poder alinhar com ninguem, resolvi viver um pouco a ideia "virando aos 100"; para os menos habituados a estas coisas do ciclismo significa que alinharia rumo a Sul até que perfazesse 100 km; desta forma poderia saborear igualmente 200 km de "pedalanço". 

Assim seria, de manhã encontrei-me com o resto do pessoal e até Espinho fomos incluindo no grupo outros elementos que então se juntavam.

 

O Salvador, um dos que apareceu em Espinho,  tinha previsto algo parecido com o meu plano, mas fazendo uma "viragem aos 60".

Montado num bicicleta de montanha, com a roda traseira empenada logo à saida de casa não tinha a vida facilitada, por outro lado o grupo que rumava a Fátima, seguia em vigoroso ritmo o que que logo cedo quebrou o grupo; na verdade havia objectivos diferentes, os que rumavam a Fátima tinham que despachar... assim fui ficando para trás com o Salvador que na zona de Estarreja desanimado com as condições adversas, virou retornando a casa.

 

De repente, lá estava em sozinho com toda a EN 109 pela frente pedalando rumo aos "100Km"; pelo caminho, fui sendo assaltado pelas recordações de outras viagens a Fátima que já fiz que "a solo" quer em grupo, e a maravilhosa sensação de lá chegar não fugia da minha mente; sim, porque para nós "carolas das bicicletas" ir a Fatima é sempre uma aventura. Entretido com estes pensamentos e na boa companhia da musica que "brotava" do meu leitor de MP3, algures depois da Tocha, o meu conta-KM marcava o objectivo, 100 Km; resolvi fazer uma pausa para revigoração geral e comprar água; dirigi-me a um cafezito de estrada e finalmente dei ao corpo aquilo que há já algum tempo ele reclamava; algum descanso, comida e bebida.

 

Agora maisrecuperado comecei a pensar nos compromissos do dia; "... tenho que estar hoje em Viana às 20h00"... e se... em vez de... Figueira da Foz... Leiria... Fatima.... aproximadamente 17h00..."; ALTO ... porque não? Ainda pode ser possivel; faltava uma peça para encaixar nesta viragem (para Sul em vez de Norte) a logistica de retorno; telefonar a qualquer dos grupos que igualmente rumavam a Fatima não adiantaria pois ambos, como normal, tinham incluido o tradicional jantar convívio (habitualmente na zona da Mealhada)... eu tinha de estar em Viana do Castelo às 20h00. OK, sozinho... serve perfeitamente!

 

A esta altura pensei que me seria util seguir viagem com o grupo que estava mais à frente, com os restantes "Gaiabikers", usufruindo assim de maior cobertura aerodinamica facultada pala progressão em pelotão; no entanto, achei por bem não perturbar a dinamica de grupo que naquela altura levariam, não sabia ao certo onde estariam e seguir sozinho não era critico... seria de novo "a solo"... ao fim e ao cabo esta minha incursão acabou por ser de improviso e o custo disso teria de ser eu a pagar....

 

Bom, a solução era accionar uma forma rapida de retorno que me permitisse, à chegada a Fátima (pelos meus calculos por volta das 17h00) regressar rapidamente de forma a estar em Viana do Castelo às 20h00 cumprindo assim o meu compromisso para o final do dia; resolvi telefonar à Vice-presidente do CAS e tentar a minha sorte... fui bem sucedido, resolvi a questão do retorno; assim, havia condições para continuar sozinho até ao objectivo e tentar saborear uma vez mais o glorioso momento, que sempre é quando se consegue concretizar uma viagem destas até ao objectivo final. Particularmte gosto desta "voltinha" de 210 Km e assim estava de novo a concretizar mais uma "edição a solo".

 

Uma vez mais vivi assim sozinho este desafio que acabou por me levar até Fatima onde cheguei conforme previa por volta das 17h00.

Aqui e além acabei tambem por encontrar os "restantes atletas" que também para lá tinham rumado a esta data.

 

 

Nível geral de dificuldade C.A.S:

Físico–3 (medio) e técnico–2 (facil).

 

Conclusões:

As circunstancias remeteram-me para  mais um desafio "a solo" rumo a Fatima em mais um desafio de 210 Km de estrada que sempre saboreio com o espírito de gestão das minhas capacidades físicas.

Outra conclusão que tiro, é que a relação do  meu pedaleiro (42-53) não é favoravel, tenho rapidamente que a transformar em 39-53.

 

Até sempre!!!

 

T.C. – Presidente do Clube Amigos da Serra