Sta. Luzia - Ponte de Lima em BTT, 2008-10-11

Mais um desafio de 75 Km

 

Fotos

 

 

 

Organização:

Clube Amigos da Serra

 

Data evento: 2008-05-24

 

Promotor: Clube Amigos da Serra

 

Objectivo: Cumprir rota originalmente delineada com auxilio de GPS começando e acabando nos pontos já referidos.

Em termos globais é uma rota que  terá na ida cerca de 55 km de monte rumo a Ponte de Lima e 20 km de regresso por caminhos recortados ao longo do Rio Lima (esta ultima parte de regresso é completamente nova, foi traçada em cima das cartas militares), pelo que de certa forma esta rota será também um reconhecimento.

Posso adiantar que será aproximadamente conforme:

 

 

 

 

 

Concentração: 9h00, no parque de estacionamento automóvel situado nas traseiras da basílica de Sta. Luzia, Monte de Sta. Luzia, Viana do Castelo.

 

Hora partida: 9h30

 

Hora chegada: Não me preocupa, quem tiver atrasado... ponha-se ao caminho!

 

Notas uteis: É mais um desafio à moda do CAS; não está providenciado qualquer tipo de logística ou apoio de caracter algum; esta rota é de carisma "extremamente serrano", pelo que as energias que precisarmos vão ter que vir dos alimentos que levarmos; não há grandes oportunidades de aprovisionamento; leva, além do obrigatório para qualquer "biker", pelos menos duas generosas sandes e bastante água; um calção de banho poderá ser boa ideia uma vez que vamos passar pelas "Lagoas dos Pinchos", local extremamente aprazível para "ir a banhos".

 

Aparece, ..., sem compromisso... claro!

 

Participantes:

Tim Hardrock, Joao Paulo e Joana

 

Resumo do dia:

Pontualmente, os participantes chegaram ao Monte de Santa Luzia; poucos, mas bons e decididos, lá nos propusemos iniciar a ordem de trabalhos.

Apesar da altura do ano e sendo ainda relativamento cedo, o clima estava já bastante ameno, algo abafado, e o Sol já marcava presença.

Debaixo destas agradaveis condições, e à hora prevista, após a foto de grupo da praxe, lá nos fizemos ao caminho.

Depois de cumpridos alguns quilómetros alcançavamos a tão esperada "Lagoa dos Pinchos"; entretanto o calor aumentara o que viria a confirmar que um refrescante banho nas límpidas águas do Rio Ancora iria ser a melhor hipotese. Sendo um lugar extremamente aprazivel, naturalmente alongamos a nossa estadia o que ajudou também a recuperar do esforço dispendido para lá chegar.

De novo ao caminho, esperavam-nos subidas longas rumo a Montaria de onde apanhamos o famoso "troço de São Lourenço",  fase esta do percurso muito interessante no ponto de vista paisagístico. Aqui e além, na zona da Serra D' Arga, cruzamo-nos com outros ciclistas.

Esta rota é caracterizada por grande beleza natural, a todo o momento o sossego e as paisagens fabulosas fazem-nos sentir parte integrante da natureza o que naturalmente faz atrasar a agenda de trabalhos...

Assim aconteceu, e quando chegamos a Ponte de Lima já pouco tempo de luz do dia havia para o reconhecimento que aí se reiniciaria. Após a confirmação de que alguns dos trilhos traçados para o GPS batiam certos, a determinado momento vomo-nos enfiados num trilho sem saída o que obrigou a monobras de rercurso no sentido de retomar a rota.

Após esta emenda a noite já caía, e a chuva tambem, pelo que tivemos que abandonar a missão de reconhecimento apanhando então a estrada que vai para Viana. De "pisca pisca" acesso lá cumprimos os restantes quilometros até Viana do Castelo. Uma vez chegados à grande cidade, esperava-nos ainda "escalar" o Monte de Sta. Luzia (um dos pratros favoritos do dia) no sentido de completar os cerca de 75 Km necessarios desta rota; assim, decidimos "recarregar a bateria" num café um pouco antes do ataque final.

Uma vez trepada a zona final do percurso, conforme prometido, o banho, embora que de improviso, estava assegurado...

Estando assim de novo chegados ao "Centro do Mundo", dado o adiantado da hora, rapidamente chegamos ao concenso de que jantar por lá iria ser a melhor opção; o "Foz Café" foi o local onde decidimos recuperar grande parte da energia dispendida, fechando as comemorações com uma das especialidades da casa: os gelados.

Com cerca de 80 quilometros ainda para fazer, mas agora de carro, lá regressamos a casa com o desejo, certamente comum, de lá voltar!

Conclusões:

Dado o adiantado da hora, não foi possivel fazer o reconhecimento total da fase final do passeio; no entanto, visto pela perspectiva mais correcta, tal aconteceu porque houve vontade de disfrutar dos locais por onde fomos passando; na realidade, na minha óptica pessoal não se consegue "passar indiferente"; fica então assim o incentivo de lá voltar...

Enfim..., mais um dia para lembrar, cheio de ingredientes que tornam a vida muito mais interessante: o convívio, o contacto com a natureza, a descoberta... a gastronomia...

Ainda mais, o "Spinning" tem "muito a ver" com o ciclismo...

 

 

Até sempre!!!

 

T.C. – Presidente do Clube Amigos da Serra