Caminhada no Gerês, Portela de Leonte - Fichinhas em 2005-05-01 (fotos)

Um desafio TT pedonal de 16 Km de dureza

Fotos

   


Acerca da iniciativa:

Uma organização do Clube Amigos da Serra em rota pedonal pré-programada em GPS.

 

 

 Participantes:

T.C. (presidente do C.A.S)

 

 

A rota:

Dado que a existência de caminhos é algo rara para o lado das Fichinhas e a previsão meteorológica não era favorável optou-se por fazer um percurso de ida e volta pelo mesmo lado. Foi privilegiada (como normal) a progressão pela “espinha da serra” zonas de onde obviamente se obtem as melhores paisagens.

 

Foi projectada com auxílio de cartas militares da zona, em cima das quais foi determinado o traçado que uma vez inserido em GPS nos daria no terreno as direcções a seguir. Totalizou cerca de 16 km oscilando aproximadamente entre os 800 e os 1.400 metros de altitude.

 

Vulgarmente não havia caminho traçado nem Mariolas que nos auxiliassem a progressão pelo que “corta mato” e “trialeiras” foram o “prato do dia”.

 

A ida teve início às 10h00 na Portela de Leonte, passando por Mourô, Borrageiro (paragem para reforço alimentar), Lama de Borrageiras, Mourisca e finalmente, o nosso objectivo, Fichinhas (paragem para almoço), por volta das 14h00.

 

Nesta fase o clima apresentou-se essencialmente enevoado e frio à medida que subíamos de altitude.

 

A volta foi percorrida em sentido inverso; nesta altura o clima viria a ficar severo, caracterizado por muita chuva, nevoeiro e vento fortes especialmente na passagem da zona do Borrageiro.

 

A lembrar que apesar do mau tempo nenhum dos três participantes se negou a um banho (forçado) numa zona onde os charcos viravam então autenticas piscinas. Mais tarde, mais perto do ponto inicial o clima viria a estabilizar.

 

A chegada deu-se por volta das 19h30 altura em que roupas sequinhas e quentinhas nos esperavam para substituir a gélida farda que todos nós trazíamos.

 

 

Conclusões:

Fou um evento que solicitou dos seus participantes grande empenho dadas as condições climáticas adversas sob as quais foi cumprido. Assim dificuldades adicionais foram acrescidas essencialmente ao nível da progressão e orientação fazendo com que o GPS fosse uma vez mais uma peça fundamental.

 

Até sempre!!!

T.C. – Presidente do Clube Amigos da Serra