Caminhos de Santiago em 2004-06-10,11 e12

Gaiabikers num desafio TT de 270 Km

 

Fotos

 Fórum  

Organização:

Gaiabike

 

Objectivo:

Percorrer os Caminhos de Santiago desde a Sé do Porto até Santiago de Compostela em três etapes.

 

Participantes:

Nomes conhecidos do Btt nacional participaram neste evento tais como Tim Hardrock, Luís Gaiabike, João Gaiabike, João Niota, Humberto Niota, Fernando Frango, Rui revolver, Fernando Beira Douro, Liberal Beira Douro, Serafim Tomac, El Salvador e outros tantos totalizando 19 participantes.

 

 

Resumo do 1º dia: (Porto-Ponte de Lima, aprox. 100 Km)

Partimos de V.N.Gaia por volta das sete da manhã, já pedalando, rumo à Sé do Porto (local oficial de partida) rumo a Ponte Lima onde chegaríamos por volta das 17h00.

Nesta etape registou-se a maior avaria do evento, o quadro da bike do "El Salvador" logo após saída de S. Pedro de Rates entregou a alma ao criador partindo pela parte que suporta o espigão; Tim Hardrock levou-a até Barcelos sempre em grande sprint (pudera, não havia outra forma); merece também especial destaque o óptimo almoço em Barcelos, onde a "pá de porco" na brasa foi grande protagonista. No final da etape, em Ponte de Lima, grande reunião na piscina que fez esquecer o esforço dispendido para lá chegarmos.

O dia esteve muito quente e de sol aberto.

 

 

Resumo 2º dia: (Ponte de Lima-Pontevedra, aprox. 100 Km)

Partida oficial por volta das 8h00 rumo a Pontevedra.

A saída de Ponte de Lima revelou-se  fisicamente exigente dado que vencemos em subida fortes inclinações, inclusivamente em inevitável "alomba-bike".

Mais uma vez o dia esteve muito quente e de sol aberto.

 

 

Resumo 3º dia: (Pontevedra-Santiago de Compostela, aprox. 70 km)

Esta etape teve como maior característica o facto da partida ser "free-hour" táctica que se ajustou bem às circunstancias pois houve quem (cada um à sua maneira), embora ainda com uma etape pela frente", comemorasse fortemente o sucesso antecipado até altas horas da manhã...

Lá para o meio dos caminhos lá nos fomos encontrando e ajudando quando necessário.

Para variar: dia muito quente e de sol aberto.

 

 

Nível geral de dificuldade C.A.S:

Físico–4 (difícil) e técnico–3 (médio).

 

Agradecimentos especiais:

Mais uma vez ao Centro Cicloturista de Vilar do Paraíso, particularmente ao Sr. Gabriel que se disponibilizou para prestar o apoio ao grupo com a Toyota Hiace do costume e também ao Serafim que nos possibilitou condições especiais de regresso.

 

Conclusões:

Sem dúvida que é um desafio obrigatório para qualquer praticante de Btt.

A enorme diversidade de caminhos  torna o interesse deste desafio elevado além das suas paisagens muito bonitas!

Havendo um número consideravelmente grande de participantes certamente que nem tudo correu exactamente como cada um gostaria e vários pormenores poderiam ter sido optimizados; no entanto e isso parece-me ser o essencial, a flexibilidade de cada um permitiu que nada fosse um problema o que levou este evento a ser um grandioso sucesso.

O convívio e a boa disposição reinaram em torno daquilo que todos nós gostamos: "andar de bike" !!!

 

Até sempre!!!

 

Tim HardRock – Presidente do Clube Amigos da Serra